(18) 3623-3952
Olá Visitante, cadastre-se ou faça seu login
:: Home > Blog Mundial Cadeiras
Blog
Lys Fogagnoli - 24 de Maio de 2021
Novo normal: escritório pós-pandemia
Pandemia

A pandemia de COVID-19 que está assolando o planeta trouxe a necessidade do distanciamento social e mudou os hábitos pessoais e profissionais das pessoas. Se ao decorrer da pandemia, a mudança para o home office foi expressiva, a tendência futura são os escritórios retornarem suas atividades presenciais de maneira gradual, e o ideal é que isso aconteça da maneira mais segura possível. Sendo trabalho remoto ou presencial, é fundamental seguir medidas de segurança tanto para evitar a transmissão do coronavírus como também se proteger de lesões como DORT’s (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho). E você, sabe como se proteger? A gente te conta logo abaixo. 
 
 

Uso de máscara e álcool em gel
 
O uso de máscaras e de álcool em gel (além da lavagem das mãos) são duas medidas bastante difundidas desde o início da pandemia, justamente por serem medidas simples e eficazes para diminuir a possibilidade de contágio pelo vírus. Sabemos que o uso de máscara por muitas horas é incômodo, mas faz-se necessário e, mesmo com a imunização, é um hábito que  deve ser praticado por um bom tempo ainda. Existem vários modelos de máscaras no mercado, mas nem todos fornecem a proteção necessária. Prefira modelos com mais de uma camada de proteção e não esqueça de trocar de máscara no tempo recomendado (a cada 2 horas de uso). 
 
 
Higienização 
 
A higienização é outro ponto que ganhou destaque na pandemia. Como estamos vivendo uma situação nova, é normal que surjam dúvidas sobre como realizar a higienização do ambiente e dos materiais de trabalho, assim como quais produtos utilizar. O mais difundido e utilizado é o álcool 70%, que por ter água em sua composição, se mantém nas superfícies tempo suficiente para inativação do vírus. Em superfícies laváveis, pode-se também utilizar sabão e hipoclorito de sódio. Não esqueça de realizar a higienização de objetos como chaves, controles, cartões de banco, celulares (neste caso, usar somente pano ou algodão com álcool liquido sem encharcar) e outros objetos de uso intenso. 
 
 
Distanciamento social
 
Não tem jeito: por pior que seja, o distanciamento social é a principal medida de combate a COVID-19. Mesmo com as atividades voltando ao “normal”, é necessário manter distância em ambientes públicos, evitando aglomerações (e isso vale para o escritórios também). A recomendação é manter no mínimo 1,5 metros de distância entre mesas e cadeiras, desse modo, no local de trabalho os espaços e o mobiliário devem ser remanejados para manter essa distância entre os colaboradores. Fora do ambiente de trabalho, a recomendação de evitar aglomerações também continua.
 
 
Investir em infraestrutura de qualidade ajuda a manter o distanciamento social, na medida em que reuniões e conversas podem ser transpostas para o ambiente on-line. Serviço de internet de qualidade e velocidade, aparelhos novos, de boa qualidade e revisados regularmente garantem que o trabalho remoto flua de maneira mais produtiva. 
 
Ergonomia 
 
Além dos cuidados para evitar a COVID-19, a ergonomia é um assunto fundamental no ambiente de trabalho, pois também está relacionada à saúde (física e mental). A ergonomia abrange a relação entre as pessoas e seu ambiente de trabalho, de forma a utilizar o espaço da melhor maneira possível e evitar lesões e doenças decorrentes da realização incorreta do trabalho. O próprio termo ergonomia deriva dos termos gregos ergon e nomia, que significam trabalho e regras, respectivamente. 
 
A ergonomia traz vários benefícios ao colaborador e ao contratante. Por um lado, aumenta a produtividade e a eficiência dos trabalhadores; por outro, evita acidentes de trabalho, lesões e afastamentos. A empresa que investe em ergonomia investe na qualidade de vida e no bem estar dos seus funcionários, ao mesmo tempo em que melhora seus resultados. Todos saem ganhando. 
 
 
Para se ter ideia de como a ergonomia é um assunto sério, existem profissionais especializados no assunto, que podem ser fisioterapeutas, educadores físicos, médicos do trabalho e engenheiros de segurança, entre outros. Além disso, a ergonomia é regulamentada pela NR17 (Norma Reguladora número 17), que esmiúça as regras de ergonomia no trabalho. Mas, independentemente disso, podemos conhecer e seguir algumas normas básicas de ergonomia que podemos aplicar tanto no escritório ou no home office.
 
 
Mesas ergonômicas
 
A mesa de trabalho, junto com a cadeira, é um dos itens principais na ergonomia do escritório ou do home office. Não existe uma medida ideal para a altura da mesma, porque as pessoas têm diferentes alturas. Então, o importante é que, ao sentar,  os braços, punhos e mãos fiquem paralelos ao solo, em posição relaxada ( o ombro não pode estar tensionado). A altura da mesa também deve permitir que os pés fiquem apoiados no chão ou em um apoio para pés.
 
Separamos duas opções de mesa para você se inspirar:
 
 
 

 

Você encontra em: https://toribio.com.br/produto/conjunto-mesa-pe40-pandin

 

Cadeiras ergonômicas

Pouco adianta escolher uma mesa ergonômica e se não se atentar à cadeira, afinal, os dois item trabalham em conjunto. Escolher uma cadeira ergonômica é fundamental para o conforto no trabalho, então é importante conhecer algumas regrinhas básicas de ergonomia também em relação às cadeiras de escritório.  

  1. Altura da cadeira: deve permitir o apoio dos pés. Os joelhos devem formar um ângulo de 90 graus . 
  2. Assento: procure por modelos produzidos com material de qualidade, para uma maior durabilidade da cadeira. O assento não deve ser nem muito firme nem muito macio, e a sua profundidade deve permitir um espaço entre o fim do assento e os joelhos. 
  3. Apoio de braços: é importante que o modelo de cadeira ergonômica possua apoio para os braços, para que a musculatura das costas e do ombro não fique tensionada durante o tempo de uso. A regulagem ideal para o apoio de braços é a que permita um ângulo de 90 graus na articulação do cotovelo e o ombros devem ficar relaxados (sem ficarem “levantados”). 
  4. Inclinação do encosto: engana-se quem pensa que a inclinação ideal para o encosto da cadeira é na qual a sua coluna forma 90 graus com o assento. Sentar-se um pouco mais reclinado é mais confortável e diminui a sobrecarga sobre as costas. Também é importante que a cadeira ofereça suporte para região lombar. 

Alguns modelos de cadeira permitem as regulagens desses itens, de modo a personalizar a cadeira de acordo com as suas medidas – são ótimas opções de escolha. Independente de qual modelo escolher, verifique a qualidade dos materiais (espumas baratas tendem a gastar mais rápido) e se as medidas se adaptam às suas necessidades. Na hora da escolha, não pense somente em preço, afinal estamos falando de saúde.  Para te ajudar, escolhemos dois modelos de cadeira: 

Você encontra em: https://mundialcadeiras.com.br/linha-leef

 

Você encontra em: https://mundialcadeiras.com.br/linha-idea

 

Gostou deste conteúdo? Conte pra gente! A Mundial Cadeiras tem as melhores opções de cadeira e mesas para home office. No nosso site e nas nossas redes sociais você encontra os melhores produtos para um ambiente de trabalho seguro, bonito e confortável. Confira!

Deixe um comentário
Cadastre-se em nossa Newsletter
Produtos mais vendidos
Receba novidades:
Formas de Pagamento:
Segurança: